miércoles, 10 de octubre de 2007

La mentira - A mentira

Salmo 58:4 "extraviados desde el vientre los que dicen mentira", Proverbios 14:5 Testigo veraz no miente, testigo falso respira mentiras. Proverbios 19:9 el que profiere mentiras perecerá. Si 20:24 Gran baldón para un hombre la mentira en boca de ignorantes repetida.


Esta palavra aparece 88 vezes no texto bíblico e na maior parte destas vezes aparece como amostra da falta de inteligencia e do aprisionamento e da condena daqueles que proferem alguma palavra que tenha que ver com esta atitude. Mas falando nos nossos dias: o que é uma mentira? o que é uma fofoca? Se a verdade deixou de lao o absolutismo como podemos encontrar a mentira em meio de tanto relativismo. Acho que a chave hermenêutica está exatamente em como este tipo de ditos e de desditos fazem mal à vida de muitas pessoas.
Nas nossas comunidades eclesiais eu vejo cada vez mais a multiplicação deste tipo de dinâmicas perniciosas que ajudam a neoliberalizar as relações, fragmentar todo sentido comunitario e transformador. Se estivessemos no tempo de Lutero, na época medieval, poderiamos dizer que o diabo se apoderou de nossas comunidades e está operando e instalando seu governo em meio nosso. Mas podemos, com muita fé em Deus, dizer que o qu eacontece nesta realidade é que existem muitos interesses em nossas comunidades que não estão muito preocupados com o cristianismo. Encontramos muitos presbiteros parte de instituições "paralelas" que tentan "usar" nossas paroquias e comunidades como um "aparelho" para seus fins pessoais e políticos.
Mas muitos obreiros/as parece que estamos acostumados a fazer "cara de pôquer" e de não destapar esta semvergonhice e "falta de cultura" que acontecem e nossas comunidades, antes parecemos autistas e nos resguardamos e rebuscamos algum texto bíblico ou alguma fábula para continuar exercendo o poder de ilusionistas, perdendo assim o poder profético, anunciador e denunciador que nos foi encarregado pela Igreja de Cristo.
Parece até que estamos esquecendo de algumas partes dos evangelhos, da boa notícia da salvação e fizemos uma alianza com a mediocridade e além disso somos muito criticos com todos os estamentos da sociedade, menos das armas ideologicas da corrupção, do nepotismo e da falta de respeito com a dignidade que encontramos dentro de nossa propria comunidade eclesial.
Desta forma poderíamos, inclusive, pensar que estamos sendo corroídos pelo câncer da mentira, do amiguismo e que perdemos o sentido da verdade evangélica, do anuncio e da denuncia, principalmente com exemplo e compromisso pessoal e comunitario. O que será que resta desta dignidade negociada com salarios e com ausência de personalidade e afirmação a partir do evangelho.
Nos nossos dias acreditamos que cada vez mais seres humanos estamos sendo escravizados pela lógica da mentira (diabólica), pois estamos atrelados à uma realidade mesquinha e sem sentido de vida. Podemos até falar de ética, de meio ambiente, de integridade da criação, mas quando nossos membros não estão em dia com a sua anuidade porque a SOJA tá com o preço baixo, tudo está mal. Podemos até falar de saúde pública mas sempre e quando nosso plano de saúde e de aposentadoria funcione bem.
Quem sabe este tipo de reflexão começe a encomodar a muitos que estão "cômodos" nos "establishment" de muitas organizações cristãs, mas a questão é começar a desconstruir, desetruturar este poder que sustenta os "filhos da mentira" e começar a passar nossas paroquias e comunidades, e por que não nossas igrejas, pela navalha de Ocam (lembrem que Lutero era um acérrimo ocamista). Separar a água do óleo (não é o mesmo que separar o joio do trigo - isto é função de Deus) é função nossa e devemos começar a fazer esta mudança (também de hábitos) em nosso meio com exercícios de transparência e desapego das ferramentas do "poder" que muitos construiram com as "alianças" para "ficar na sua cadeira".
Oração:
Que nosso Deus pai e mãe
nos acompanhe na busca da força para sair
das lógicas diabólicas do comodismo e dos
pactos de mediocridade.
Que nosso Senhor Jesus nos acompanhe
e nos dê cada dia mais força para construir
a partir da claridade e da transparencia que
seu evangelho nos dá de presente.
Que teu Espirito Santo nos acompanhe
e nos alimente na caminhada por um
mundo mais digno e solidario
que nossas igrejas sejam sal
neste mundo que está ficando
sem sabor por que estamos
cada dia mais acomodados
às lógicas daquele que separa
e nos esquecemos do teu poder que
liberta a todos os oprimidos pois tua verdade, teu amor nos fazem livres.
Amém.

1 comentario:

Anónimo dijo...

me encantò el tema de apertura espero la renueva de este blog asì lo comentamos